Sunday, February 26, 2017

Fences

Este é o projeto da vida de Denzel Washington esta peça premiada de August Wilson que Denzel já a tinha abraçado no teatro eis que agora realiza e interpreta num filme ambicioso que tornou a colocar o actor na rota dos oscares. Depois de umas primeiras avaliações criticas de primeiro plano, o filme acabou por conseguir em categorias principais 4 nomeaçoes para os oscares, esperou-se mais, mas este resultado torna-o de imediato num sucesso critico. Comercialmente e estreado sempre num emaranhado de filme concorretes a premios os resultados foram bastante consistentes para as suas ambições.
Sobre o filme, acho que é importante diferenciar o teatro do cinema, principalmente porque o cinema normalmente trás persoangens com contexto, tenta ser mais real e menos poetico do que o teatro. E depois de ver este filme penso que obviamente nos dá uma excelente peça de teatro, muito bem escrita, bem interpretada com momentos de intensidade dramatica de primeira linha, mas penso que como filme e principamente sendo uma reprodução da peça num contexto que não o palco, penso que o filme é obviamente pior, principalmente porque ao longo das mais de duas horas de dimensão se torna lento, exausto e longividade com os interpretes torna tudo mais aborrecido.
Outro dos problemas do filme para não ser um dos melhores, na minha opinião, e que pese embora nos traga uma familia comum com dificuldades num contexto especifico, acabamos sem perceber a real moral do filme, ou se alguma vez o filme quer passar alguma mensagem concreta. A primeira parte é muito mais coesa do que a segunda que parece criar acontecimentos para tornar tudo mais intenso mas nunca consegue ter a força que tem na fase inicial quando trata a apenas a normalidade das relações entre pessoas.
Mas é obvio que o filme tem um plano que o leva para altos patamares, por um lado dialogos e momentos não só bem escritos, mas que com bons interpretes leva para momentos de alto cinema, mas que nos parecem por vezes algo isolados do restante. Num filme competente, baseado num escrito pensado para teatro, e que deve ter resultado numa obra de eleição mas com dificuldade como filme para ser pelo menos um dos melhores do ano.
A historia fala sobre um negro norte americano que tenta sustentar a familia recolhendo lixo, com regras bem assumidas em casa acaba por começar um conflito com o filho mais novo devido a sonhos e prespetivas de carreira diferentes, muito por culpa de algum ressentimento do primeiro relativamente ao seu passado.
O argumento de Wilson tem momentos de dialogo de primeira linha, parece que o escrito para o teatro tem quase nenhuma modificação para o filme, tornando os monologos significativos e mesmo as presenças sem participação importantes para o filme. Parece contudo muito melhor nos momentos do que no todo, aqui a mensagem parece algo diluida nos avanços e retrocessos do filme.
Washington tem uma tarefa dificil como realizador, levar para o filme uma peça pensada para o palco, e consegue isso com uma excelente dilimitação e arranjo do quintal onde tudo acontece. No restante da o palco a si e a Davis, ausentando-se para outro plano.
É obviamente um filme de excelentes interpretações, Washington preenche o ecrã, dá tudo numa personagem pensada para ganhar oscar, se o vai fazer, qualidade tem para isso, mas joga contra si ser Washington e sabermos que ele melhor que ninguem tem momentos de intensidade dramatica como nenhum, e o aspeto surpresa pode jogar contra si, mas é claramente uma das prestações mais fortes do ano. Davis parece-me ter uma personagem mais de momentos, sendo que nos momentos mais dramáticos com Washington temos uma obra de arte interpretativa

O melhor - Washington actor.

O pior – O levar uma peça de teatro ao cinema deve ter melhor balanço dos ritmos


Avaliação - B-

No comments: