Sunday, February 19, 2017

Gold

Quando os primeiros premios foram anunciados e o cast deste filme ganhou melhor elenco nos Hollywood Film Awards naturalmente este foi um dos filmes que ficou sobre a atenção dos oscares guru, principalmente porque estreava em cima da linha de partida. Contudo apos as primeiras visualizaçãos e com avaliações extremamente medianas se percebeu que seria um filme sem qualquer tipo de ambição aos premios. Muito condicionado por isso acabou por estrear de uma forma quase anonima e ser mais um floop consecutivo comercial para Matthew.
Sobre o filme o negócio do ouro pelo valor implicito poderia ser um campo de batalha para um filme intensdo, sobre negócios ao mesmo tempo definido e mais isso facil de ver. No primeiro ponto o filme até poderá ser cumpridor na forma como nos dá a volatilidade dos mercados e mais que isso os altos e baixos das pessoas envolvidas. Contudo como objetio de entertenimento o filme parece nunca conseguir encontrar o tom, ora sendo demasiado pesado e aborrecido e por outro lado a extroversão da personagem central, mais moderada e parece-me a mim mais eficaz no ritmo que o filme deveria alcançar.
Por tudo isto Gold acaba por ter uma premissa bastante mais interessante do que propriamente o filme em si, o centro negocial domina o filme colocando para segundo plano o lado das personagens que ate nos parecem que poderiam ser bem potenciadas já que nos parece que são bem introduzidas, mas uma abordagem simples sobre números normalmente não conduzem a grandes filmes e este Gold nunca consegue ser.
A espaços tenta ganhar alguma irreverencia na forma como é filmado, mas rapidamente cai outra vez no lado descritivo, e mesmo a formula de temporalmente ser partilhada com avanços e recuos parece-me claramente nem sempre potenciar o centro de acçao do filme, ficando com a ideia que o filme perde por se levar a si demasiado serio.
A historia fala de um negociante de ouro, que caido em desgraça acaba por em conjunto com um geologo explorar uma mina na indonesia que vai alterar por completo o resultado da sua empresa e encaminha-lo para outras divisoes de negocio com os seus lucros e perigos.
Em termos de argumento o filme tem uma boa premissa mais que tudo porque se trata de um filme inspirado em eventos reais. As personagens até têm conteudo mas o tom do filme a falta de qualidade nas especificações do argumento acabam por tornar tudo algo massudo e pesado e raramento emocionalmente proximo do espetador.
Stephen gaghan não realizava há onze anos desde Syriana, um filme que também na altura não me tinha convencido pese embora o resultado critico seja melhor. A abordagem a parecida na forma como da primazia as mudanças de look dos protagonistas e mais que isso na imagem pouco trabalhada. Mas parece-me que em nenhum dos dois filmes temos qualquer obra prima.
No cast é normal nos dias de hoje um filme chamar a atenção da sua interpretação pelas mudanças fisicas do seu protagonista. McConaughey tem mais uma vez uma altração de pele chamativa mas a força da personagem e da interpretação não vai muito mais além. É um actor em boa forma que consegue momentos intensos mas pouco mais que isso. Nos secundários qualidade de interpretes em personagens simples.

O melhor – A industria do Ouro é um tema novo

O pior – O filme deveria ter tido uma abordagem mais descontraida


Avaliação - C

No comments: