Monday, February 13, 2017

Shut In

Quando uma actriz de primeira linha como Naomi Watts se junta a uma das maiores revelações do ano passado, como o pequeno Jacob Tremblay, e uma das revelações da televisão deste ano, concretamente Charlie Heaton, as previsões seriam sempre as melhores, mesmo num genero sempre complicado como o terror. Dai que o mundo ficou surpreendido quando este filme obteve algumas das piores criticas do ano, conseguindo mesmo com que Watts conseguisse a nomeaçao indesejada para o Razzie. Em termos comerciais outro desastre completo com o filme a não conseguir chegar em termos domesticos a curta marca de 10 milhões.
O terror é sempre um genero complicado, onde é necessário desde logo assumir uma escolha entre o sobrenatural e algo que pode na realidade acontecer. O filme fica a meio caminho, porque escolhe a segunda via, contudo não tem nunca a coerencia para o sustentar acabando por se tornar uma narrativa sem qualquer tipo de possibilidade de ocorrer, e mais que isso sem grande sentido, mesmo que tente introduzir o tema do complexo de edipo, o filme é sempre muito pouco coerente em termos internos e isso acaba por ser um dos piores defeitos que um filme pode ter.
Por outro lado é um filme que desiste muito rapido na intriga narrativa a meia hora do fim, o filme desiste de ter algo de novo ou ter historia limitando-se a uma sequencia de seguimento interminavel, repetitiva e cansativa que acaba por reduzir em termos totais o filme a uma hora circundante onde nada e explorado como a relação central entre a personagem de Watts e Tremblay, que no desenvolvimento do filme necessita de uma coesão que nunca percebemos a razão.
Enfim os erros do filme são tantos em termos de como fazer um filme seja ele de que genero for, que a unica questão que fazemos sucessivamente e o que Naomi Watts viu nesta historia para aceitar protagonizar um filme que mesmo comparado com os filmes de adolescentes de terror fica a perder na maioria dos casos.
A historia fala de uma psicologa que depois da morte do marido num acidente de viação fica com o filho deste, tetrapelegico a cargo, manifestando dificuldades em conciliar os cuidados do mesmo com a sua profissão. Tudo fica pior quando um seu cliente menor desaparece após aparecer em sua casa.
Em termos de argumento o filme até poderia ter uma historia basica e funcional em termos de terror, mas e muito pouco potenciada no filme. Parece que existe ansiedade em conduzir o filme para o seu fim, para o seu climax, que se prolonga sem grande sentido, tornando o filme totalmente vazio em todos os aspetos.
Na realização Farren Blackburn, mais um novato oriundo da televisão ficara conhecido por desaproveitar talento num filme sem sentido, e mesmo em termos de realização demasiado escuro tirando muitas vezes a percepção do espetador do que realmente está a ocorrer.
No cast, Watts tem o papel que qualquer adolescente do meio da tabela poderia ter num filme de terror serie B, não tem espaço para dar algo de mais ao filme, e acaba por ser totalmente suprimida pela falta de qualidade do filme. Heaton acaba por ser o unico que tem alguns bons momentos na sua dualidade que já exprimentara em Stranger Things. Tremblay é totalmente inexistente no filme

O melhor – Heaton

O pior – A incapacidade do filme pensar que a sua narrativa pode funcionar e conduz o filme para o seu climax interminável


Avaliação - D

No comments: