Thursday, February 16, 2017

Sing

Depois do estrondoso sucesso que se tornou quer Despicable Me, mas principalmente Minions, a Ilumination tornou-se numa das produtoras de maior sucesso em termos de animação, pelo que os seus filmes já ganham por si so uma outra dimensão assinalável. EM periodo de natal surgiu este filme sobre música e sobre os programas de talentos, que chamou a atenção por colocar alguns dos actores famosos de hollywood a cantar. O resultado foi interessante principalmente comercialmente com resultados muito fortes mesmo para a animação. Criticamente alguma mediania, que mesmo assim possibilitou que o filme fosse nomeado para o globo de ouro da especialidade falhando contudo a nomeação ao oscar.
A forma como a produtora analisa os seus filme é tornando o acessório muito mais rapido do que o essencial narrativo. Ou seja temos mais uma vez um filme de animação que é mais forte nos detalhes do propriamente na historia simples e pouco original, acabando por as vozes e os momentos musicais serem o grande plano do filme. Por este facto tenho alguma dificuldade em achar este filme uma das mais valias de animação do ano, mesmo que seja facil o considerar como um interessante objeto de entertenimento.
Tambem em termos produtivos temos um filme trabalhado, a sequuência de inundação do teatro já nos mostra uma Ilumination com tecnologia de ponta e mais que isso com capacidade de arriscar, os detalhes do próprio teatro, mas mesmo assim parece um filme que ainda necessita de grandes figuras para se fazer vender algo que os maiores já acabam por não necessitar.
Em resumo um filme de animação que cumpre os seus objetivos, mesmo sem a qualidade ou excelência com que outros filmes conseguem juntar todos os elementos de entertenimento com uma mensagem significativa e uma abordagem criativa. Aqui temos claramente um filme mais simples, com uma historia mais corriqueira, com musica atual de forma a possibilitar 90 minutos de simples animação.
A historia fala de um produtor de teatro na falencia que tenta recuperar o seu espaço com um concurso de vozes, que tem promete um valor inexistente, contudo uma serie de peripecias vai conduzir a um desastre muito maior do que nao ter o valor do premio.
Em termos de argumento parece-me que na base já encontramos abordagens mais diferentes ou guiões mais originais, aqui parece que a historia do filme não tenta grande humor, optando por uma abordagem mais tradicional e emotiva. O filme centra muito nos seus momentos musicais, mesmo assim parece-me um argumento que cumpre o minimo.
Na produção como anteriormente dissemos já temos mais dimensão e risco na forma como a Ilumination detalha os seus filmes, aproximando-se das maiores que contudo principalmente na construção das personagens continua a ser substancialmente melhor.
No cast de vozes, um autentico luxo, com bom destaque para os excelentes dotes vocais de WItherspoon e Johansson. Matthew encaixa bem no perfil do prottagonista, num filme que acaba por ganhar vida com estas escolhas.

O melhor - Alguns momentos musicais de algumas personagens

O pior - A abordagem podia ser mais elaborada

Avaliação - B-

No comments: