Saturday, February 11, 2017

Underworld: Blood Wars

Underworld é daquelas sagas que pese embora nunca tenha sido um sucesso os seus filmes, produções não muito caras vão sendo rentabilizadas dai quea estreia do franchising acaba por ser apostas naturais da produtora. Este ano surgiu na primeira semana do mês o quinto capitulo que mais uma vez colecionou avaliações bastante negativas, das piores da saga e comercialmente, o resultado habitual mesmo sendo estreado no sempre complicado mês de Janeiro.
Eu considero esta saga uma das mais vazias que neste momento esta no ativo em hollywood um pouco a semelhança de Residen Evil que tambem viu no mês de Janeiro de 2017 novo capitulo ver a luz do dia. Neste filme mais do mesmo, ou seja dois lados, a personagem central no meio, agora com um aliado mais novo e batalhas interminaveis sem grande, ou mesmo nenhum conteudo narrativo, em argumento de duas ou três paginas e efeitos de uma segunda linha. Ou seja este é o filme esperado para um franchising de baixa qualidade quase sempre repetitivo de filme para filme que se tornou com o tempo um claro filme de serie B.
Alias neste filme somos introduzidos a um clã que basicamente o filme se esquece por completo de introduzir sabemos algumas das historias do seu passado mas não percebemos os seus objetivos, e mesmo alguns pontos referidos no filme sao esquecidos no minuto seguinte para fazer as sequencias de acção funcionar, mesmo estas muitas vezes sem grande norte ou espetacularidade, sobrando apenas o sangue, mas isso é obvio sendo um filme de vampiros.
Ou seja sendo um franchising que já os filmes anteriores estavam longe de ter qualidadeé facil percebem que em termos de densidade narrativa este acaba facilmente por ser o pior, o menos trabalhado, aquele que o unico objetivo e amealhar mais um milhoes de euro a um filme gasto, mas que faz sobreviver ainda aqueles que gostam de lycans e de vampiros, mas que demonstra que alguns estudios e algumas historias a ideias que já não eram muitas esgotaram-se por completo.
A historia continua a seguir Selene, agora abandondada da sua raça por traiçao, apenas unida com David, que acaba por perceber a emergencia de uma outra guerra entre especies já que os vampiros tem no comando uma terrivel discipula do antecessor. Começando uma guerra com o fundamente de paz.
O argumento é um vazio total, as novas personagens não tem inicio, as já existentes são o que já conheciamos, em termos de dialogos ou estrutura narrativa o filme atalha para batalhas interminaveis, ou seja pouco ou nenhum argumento o filme tem.
Len Wiseman abandonou a realizaçao entregando-a a Anna Foerster uma ex colaboradora de Roland Emmerich, habituada a estar em grandes produçoes mas noutros papeis, aqui mais do mesmo, planos escuros e pouco brilhantismo nas sequencias de acção, onde o filme poderia ir para outros patameres. Sublinha-se contudo que não é facil brilhar em filmes destes.
No cast nada de novo Beckinsale faz carreira com esta simples personagem, Theo James, nas suas dificuldades e limitações e o companheiro ideal numa composição tambem ela limitada, e a escolha de Tobias Menzies como vilão denota a pouca ambiçao do filme.

O melhor – Hora e meia de cinema rapido.

O pior – Ir no quinto capitulo de uma saga que nunca foi competente

Avaliação - D


No comments: