Wednesday, March 29, 2017

A United Kingdom

E notória ainda a dificuldade de produções europeias conseguirem entrar na corrida pelos oscares, principalmente quando as mesmas partem declaradamente com esse objetivo. Foi o que aconteceu com este filme sobre a origem do Botswana, produzido pelo Canal + este filme que ate conseguiu criticas razoaveis mais insuficientes para o lançar para os premios, acabou por so em Fevereiro ter a luz do dia nos EUA com resultados comerciais modestos, mas com a possibilidade de homenagear uma das historias de amor com mais impacto na politica universal.
Existem filmes sobre factos reais que valem acima de tudo pela historia que contam, este é uma delas, numa simples historia de amor contra muitas barreiras, o orgulho de um povo e as mudanças culturais, nesta simples historia temos muito daquilo que impera e imperou no mundo, com a politica de ambição economica, o amor impossível e o racismo, e quando estes temas se juntam principalmente num filme baseado em factos reais o seu impacto é desde logo assinalável.
Claro que depois o filme nem sempre é o mais maduro, cai nas disputas e nos dialogos esteriotipados e nas mudanças radicais de um momento para o outro de personagens o que para um filme baseado em aspetos reais lhe tira alguma maturidade e um peso documental. Também na segunda hora de filme e ultrapassada a questão da aceitação e entrando no lado politico o filme torna-se algo circular e perde algum do impacto emocional e da quimica do casal que foi tendo na primeira parte.
Ou seja não sendo em termos de filme uma obra de primeira linha, é daqueles filmes que com uma forma simples de contar uma historia, conta algo de bnastante interesse e impacto para a historia universal, que nos torna mais ricos e principalmente nos dá uma mensagem positiva. Mesmo não sendo uma abordagem totalmente artistica e um filme que cumpre os seus objetivos naturalmente, mesmo sem grande destaque.
A historia fala de um herdeiro de um trono de um pais africano que se apaixona por uma branca londrina, com quem decide casar. No momento em que tenta assumir o trono o casamento acaba por se tornar um intrave na aceitação do seu povo e mais que isso abre debilidades que colocam em causa a sua liderança e mesmo a autonomia do seu povo.
Em termos de argumento o filme parte do principio com uma base narrativa de impacto emocional elevado e uma historia que vale por si. No acessorio e naquilo que o argumento poderia complementar, muitas vezes a opçao pelo mais facil não permite que o filme vá para outros patamares de qualidade.
Amma Assante a realizadora britanica que tinha surpreendido com o seu Belle novamente tem um trabalho meritorio, competente mesmo que com pouco risco ou criatividade assumida. Denota-se um gosto pelas questões raciais, algo que nem sempre é tema nos filmes britanicos. Mas está a construir uma carreira pelo menos para já, consistente.
No cast Oyelowo é uma escolha consistente porque consegue transmitir emoçao aos seus papeis principalmente nos momentos de discurso, algo que o filme pede, e algo que ja noutros filmes tinha mostrado conseguir com impacto. Pike tem um papel mais facil contudo como casal o filme nem sempre funciona, parecendo ser mais forte nos momentos iniciais do que propriamente no desenvolvimento do filme.

O melhor - A historia em si

O pior - Para completar a historia e nos detalhes o filme escolhe o mais simples.

Avaçliação - C+

No comments: