Sunday, March 05, 2017

Logan

Esta marcado o arranque do periodo dos blockbusters que nos ultimos anos ascendeu a Março em deterimento do historico Maio. Para o arranque temos a FOX ainda com a chancela dos filmes X-men, fechar a triologia da sua personagem mais carismatica Wolverine. Os resultados parecem indiciar que se trata do melhor filme dos três criticamente surpreendeu pela positiva os avaliadores e comercialmente os primeiros resultados demontram sucesso, embora ainda seja precoce avaliar a sua dimensão.
Sobre o que vale a saga Wolverine até ao presente filme sempre me pareceu que se tratava de uma serie em bruto sobre uma personagem com muito mais potencial de entertinimento do que propriamente aquilo que os filmes aproveitavam dele, acabando na maior parte por ser filmes demasiado de acção, com nenhum reflexo das suas caracteristicas, algo que a saga x-men em si sobre melhor aproveitar. Este pese embora com mais nuances vai no mesmo caminho, de um filme duro, fisico e de acção plena, tentando nos dar o lado animal do personagem.
Mas é claramente no contexto que o filme tem as suas virtudes e mais que isso a sua coragem. Fazer um filme sobre super herois em decadência perto do fim, é uma atitude de total coragem da abordagem ao filme, mesmo que isso tira alguma espetacularidade ao filme, ou retire do mesmo a força dos efeitos especiais, o filme é mesmo isso sobre o fim, sobre a idade e sobre o momento em que deixamos de ser quem somos, mesmo que sejamos um super herois, e nesta abordagem esta não so a grande diferença criativa do filme, mas também o lado corajoso do mesmo.
Em termos do que realmente é narrativa temos alguma simplicidade e uma historia comum, sem grandes rasgos humoristicos a não ser uma ou outra situação isolada, um vilão algo froxo, mesmo que bem interpretado, mas e o fim de uma triologia paralela ao X-Men uma opçao errada da FOX, que acaba por dar alguma confusao a quem segue ambos os filmes.
A historia fala no futuro momento em que o professor xavier se encontra escondido aos cuidados de Logan, inserido na sociedade de uma forma anonima, até que o aparecimento de uma pre adolescente com poderes muito semelhante aos seus os vai fazem embarcar numa ultima aventura.
Em termos de argumento todo o valor e originalidade do filme esta na forma corajosa como que não tem medo de por super herois rentaveis no fim da linha. Na narrativa em si o filme não e propriamente diferente dos seus antecessores, uma abordagem mais ligeira e com algum humor seria mais condizente com o valor global de wolverine.
James Mangold e um realizador de um nivel alto em hollywood dai que a sua abordagem neste filme tenta mais ser artistica como se tratasse de um western dos tempos modernos, do que propriamente um filme de super herois, quase nunca pede ao filme grandes efeitos especiais, mas em termos de evolução temporal parece ser pouco arrojado.
No cast poucos filmes de super heroi exigem tanto de um actor como este de Hugh jackman, quer a niveis interpretativos como fisicos a interpretação é de muito bom nivel, constatando que mesmo em blockbusters em personagens bem escritas podemos ter excelentes interpretações, de um actor que encaixou como uma luva numa personagem desta dimensão, sendo que o mesmo pode-se dizer de Patrick Stewart embora sem tanta força global. Vamos ter pena de provavelmente não os ver mais nestes papeis.

O melhor – A coragem de uma abordagem limite num filme de super herois.

O pior – Como os dois filmes da triologia demasiado rigido na narrativa


Avaliação - C+

No comments: