Sunday, March 19, 2017

The Great Wall

Cada vez mais o dinheiro de mercados emergentes principalmente o asiatico tem chamado para algumas das suas produções figuras de renome. Neste que foi talvez o projeto mais ambicioso não americano foi Matt Damon que abandonou tudo, entre os quais um papel de oscar para protagonizar esta epopeia com muitos meios. O resultado critico ficou muito aquem do esperado com avaliações medianas tendencialmente negativas. Por sua vez comercialmente nos EUA o filme acabou por ser um floop tendo em conta o investimento tido em conta, algo que foi alterado nos mercados mais globais, sempre mais disponiveis para novas apostas.
Sobre o filme eu confesso que a forma de realizar do cinema oriental me parece algo repetitivo pela grandiosidade dos cenarios normalmente ser acompanhado por algumentos basicos que acentam em sequencias de luta bem montadas e mais que isso em cenarios e realizações de primeira linha. Este é mais um filme com esta bandeira, filmado na lingua inglesa mas com toda a inspiração oriental, apostando mesmo no lado imaginario de criaturas imaginarias para tornar tudo ainda maior.
E isto torna o filme pobre em novidade, pobre naquilo que significa enquanto obra isolada para o cinema e muito por culpa de uma historia de base repetitiva pouco complexa, e na maior parte do tempo previsivel ou mero pretexto para fazer funcionar um argumento que tem no epicentro as longas e cheias de efeitos especiais sequencias de acção.
Num momento em que quase os filmes de sequencias espetaculares de acção conseguem resitir no sempre complicado mercado global, parecia que existia espaço para mais, ainda para mais quando se trata da maior aposta do cinema chines em termos de investimento, fica a sensação que o medo de errar tornou tudo mais limitado em alcance.
A historia fala de um dois guerreiros presos pelo imperador que acabam por se tornar lutadores do exercito contra uns perigosos monstros que ponhem em causa a consistencia do imperio chines.
Em termos de argumento sabe muito a pouco aquilo que em termos de intriga o filme nos apresente. Ou seja parece sempre algo vazio, algo sem conteudo quer na dinamica das personagens quer mesmo nas motivações. O filme parece relaxar depois de apresentar as motivaçoes da luta e dar o protagonismo apenas aos efeitos.
Na realização Yimou Zhang e talvez um dos realizadores orientais apos Ang Lee de maior sucesso e habituado a gerir grandes filmes com orçamentos de hollywood aqui tem boas imagens num filme mais estetico do que competente. Gostava de o ver a sair do traidicionalismo de taiwan ou china.
No cast a opção de Damon por este papel em deterimento de protagonizar Manchester By the Sea vai ser considerado durante anos a opçao mais errada de carreira que há memoria, não apenas pela qualidade da segunda mas pelo vazio da primeira tendo em conta os padrões de Damon.

O melhor – A produção estetica do filme.

O pior – A falta de complexidade narrativa do filme


Avaliação - D+

No comments: