Monday, May 01, 2017

Colossal

Existe projetos que chamam a atenção de grandes estrelas em momentos muito proprios das suas vidas que temos dificuldade de integrar dentro da carreira das mesmas. Muitos poderão questionar o que Anne Hathway viu neste estranho filme independente, de um realizador Espanhol, que pese embora tenha sido bem recebido nos festivais onde foi lançado, não lhe permitiu grandes voos, e comercialmente estreou quase um ano depois em poucos e selecionados cinemas mas cuja a presença de algumas figuras conhecidas acabaram por permitir resultados visiveis.
Sobre o filme eu confesso que este tipo de filmes com uma base narrativa completamente estranha, mesmo que em momentos originais parece me a mim ter menos espaço na mais pragmática industria americana. Este e o tipico filme que pensamos não ter sentido, mesmo quando as peças se começam a ligar, e nos despertam alguma curiosidade mesmo que o resultado esteja sempre longe de ser extraordinario, sendo sempre mais curiosos do que brilhante.
Em termos de personagens podemos dizer que narrativamente é um filme simples, naquilo que na base e os conflitos e a mensagem que a propria narrativa quer transmitir, contudo a abordagem diferenciador e bastante peculiar acaba por ser o que em larga escala diferencia um projeto ambicioso, arriscado e que na minha opinião acaba por ter mais dimensao pela presença desse mesmo risco do que pelo resultado em si.
OU seja um filme para mentes mais abertas, para aqueles que gostam de um cinema menos tradicional, sem grandes meios e com grandes actores pode-se arriscar, tornar algum estranho em funcional, sem nunca perder o seu real absurdo. Num filme claramente independente e para minorias temos por vezes momentos de risco que deve ser valorizado mesmo quando o resultado final esta longe de ser uma obra prima.
O filme fala de uma alcoolica jovem que perdida nos seus relacionamentos regressa a sua terra de origem e ao conforto de um amigo de infancia altura em que percebe que ambos tem dois monstros em seul que replicam aquilo que eles fazem num espaço definido.
Em termos de argumento e facil perguntar se uma historia assim consegue ter sentido. A resposta e misto, se em termos de mensagem o filme acaba por ser simples e objetivo na mesma, a forma nem sempre nos consegue distanciar do absurdo de tudo, mas a criatividade e o risco estão presentes.
Na realização o espanhol Nacho Vigalonodo ainda relacionado apenas com o cinema de terror tem um trabalho simples sem grandes meios, quase ternurento nas suas criaturas, mas ainda um realizador pequeno, sem grande sentido estetico num filme que poderia ter uma abordagem tambem diferenciadora na realizaçao como tem no argumento.
No cast Hathway tem um papel simples, num filme que vale pelo argumento e que não pede mais que o valor medio da atriz, a escolha de Sudekis parece-me mais arriscada e não acho que seja a mais util para uma personagem tão peculiar como a sua, mas por vezes realizadores tambem arriscam em tentar mudar carreiras de actores de comedia, para personagens mais serias, mas penso que aqui as coisas não foram totalmente funcionais para o filme.

O melhor – A coragem de numa historia simples, fazer algo completamente diferente.

O pior – Nem sempre consegue disfarçar o sem sentido da base


Avaliação - C+

No comments: