Tuesday, May 16, 2017

Fist Fight

Existem actores que ao longo da sua carreira dedicam-se em exclusivo à comedia, variando apenas o tema e os parceiros. Nos ultimos tempos quer ICe Cube mas principalmente Charlie Day são dois habitues no genero, sublinhando um humor fisico que em alguns deles tem dado alguns registos de sucesso, outros com menos. Este filme sobre guerra de estilos em pleno liceu, esteve longe de convencer, numa primeira instância a critica com avaliações maioritariamente negativas,  e comercialmente com resultados que para uma comedia de grande estudio esteve longe de resultados consistentes.
Sobre o filme, se existe genero que se torna facilmente apelativo em termos comerciais, é o de confrontos de estilo, ou seja o tipo de filmes que coloca em choque os polos, seja eles em que dimensão for. E nisso o filme com uma estrutura simples e com poucas preocupçaões de logica ou de mensagem acaba por ir decorrendo de forma fácil, com um humor muitas vezes fisico e incorreto, que ora funciona ora cai no absurdo exagerado.
Ou seja como a maior parte dos filmes com esta estrutura o seu desempenho esta muito dependente da forma como o humor do filme acaba ou não por funcionar junto do publico. E nisto parece-me que o resultado é demasiado misto, por um lado nem sempre o humor demasiado fisico torna-se engraçado, por outro lado o humor mais rude, mais sexualizado acaba por funcionar melhor, mesmo que esteja na maior parte das vezes a cargo de uma unica personagem e que essa esteja longe de ser protagonista do que vemos.
Ou seja um cinema juvenil, sem grandes preocupações de maturidade, de mensagem ou de lógica, com um objetivo claro comercial, e fazer render o estilo de dois protagonistas de estilos diferentes. Este genero acaba por ser cada vez mais comum, num cinema desprendido com o unico objetivo de colecionar dolares, o que ate acabou por nao ser o caso deste filme.
O filme fala de um professor frouxo, sem grande identidade que com receio de perder o emprego assiste a uma tentativa de agressao por parte de um professor mais duro, acabando por o denunciar, acabando de imediato por se ver envolvido numa luta com tal professor marcada para o final das aulas, e que em face das diferenças de atitude acabam por lhe provocar um receio abismal que conduz a que tudo faça para a luta não ocorrer.
Em termos de base da historia e mensagem é claramente um filme limitado, um filme de consumo rápido, sem grande envolvimento narrativo, ou grande originalidade. No que diz respeito ao humor utilizado é um filme mais dual contraponto um humor sexualizado que funciona em alguns momentos, e um humor fisico que se traduz menos capaz.
Na realização Richie Keen tem aqui o seu trabalho mais mediatico depois de uma carreira mais baseada na televisão. O trabalho é simples, com movimento e ritmo o que não deixa o filme adormecer, mas sem grandes toques de autoria no resto do filme.
No cast Charlie Day e Ice Cube como a maioria dos actores comedia repetem constantemente o esteriotipo de ambos como actores e comediantes. Numa contrposição de estilos funcionam melhor em conjunto do que separados, num filme com pouco mais que estas definições gerais.

O melhor - Alguns apontamentos de humor

O pior - A falta de uma mensagem diretiva e significativa

Avaliação - C

No comments: