Sunday, May 07, 2017

Guardians of Galaxy Vol 2

De todos os sucessos instantaneos da Marvel poucos conseguiram impor-se num registo tão diferenciado como este Guardioes da Galaxia. Dai que não foi nada surpreendente que a equipa se reunisse para um segundo capitulo, e provavelmente para os proximos. Depois do sucesso critico do primeiro filme, este segundo foi recebido com menos entusiasmo e menos surpresa, mas tambem conseguiu criticas essencialmente positivas. Comercialmente os primeiros resultados deixam advinhar mais um sucesso para o mundo Marvel, algo que atualmente já é uma naturalidade.
Sobre o primeiro film escrevi aqui que achei sempre um filme de promenores mais do que um bom filme de acção, ou uma historia de base muito interessante. Pois bem neste filme acho rigorosamente a mesma coisa, um filme que tem uma historia de base sofrivel e quase sempre monotona, mas que ganha nos detalhes e aqui temos o lado humoristico cada vez mais potenciado em cada uma das personagens, neste filme muito mais Drax, temos a banda sonora que tem tanto de revival como de disparatada na forma como acaba por integrar cada sequencias, acabando por funcionar em elementos comicos, e a caracterização das personagens.
Todos estes pontos fazem o filme ser mais curioso e engraçado do que espetacular, mesmo sendo um blockbuster de grandes dimensoes as quase duas horas e vinte de filme parecem-me demasiado longas para aquilo que o filme na essencia e na intriga acaba por ser existino pontos da historia que ate acabam por ser desleixados como os ataques de Ayesha, e outros que não são mais que bases narrativas lineares.
Mesmo com estes valores e alguns defeitos, Guardioes da Galaxia e o lado rebelde em termos de execução de filme da Marvel, um filme incorreto, ou que o tenta ser mas que entrou no gosto dos adeptos mais generalistas do cinema e deu o pontape de partida para os blockbusters do presente ano.
A historia segue o grupo na forma como tentam guardar a galaxia, até que Peter, mais conhecido por Star Lord acaba por conhecer o seu progenitor, o que lhe vai causar a duvida de seguir o legado dele, ou continuar no seu estranho e peculiar grupo.
Em termos de argumento este filme parece muito detalhado em promenores que façam o filme se diferenciar em termos de genero e humoristico mas por vezes pouco trabalhado na acção central, que como no primeiro filme parece-nos demasiado simplista e sem qualquer tipo de surpresa.
James Gunn e o pai da saga e aqui sabe tirar o lado estetico do filme para o lado mais proprio, principalmente na integraçao da musica. Criou uma roupagem muito propria para o filme sendo dificil no futuro dissocia-lo da saga como o contrario.
No cast as escolhas quer de personagens quer de vozes parecem encaixar perfeitamente naquilo que cada personagem necessita, e isso e merito de um cast mais que espetacular eficaz. Um filme com poucas novas inclusões, apenas com mais destaque a uma e outra personagem.

O melhor – O estilo de humor do filme.

O pior – Na acção central ser um argumento pouco trabalhado para tão longa duração


Avaliação - C+

No comments: