Friday, May 12, 2017

Rock Dog

Cada vez mais o cinema de animação está centrado em dois ou tres estudios sendo tudo o resto tentativas frustradas de algum sucesso que acaba sempre por resultar em filme pouco ou nada interessantes, com vozes mais ou menos conhecidas e que passam de forma totalmente silenciosa pelos cinemas de todo o mundo. Mais um registo de uma distribuidora e produtora mais pequena e este Rock Dog, que recebeu criticas demasiado medianas para ter algo significativo e pior que isso comercialmente simplesmente não existiu para os parametros habituais de um filme de animação.
Depois de ver este filme é facil integra lo no estilo de filme mais pequenos, de produção baixa com a tentativa de juntar o mundo dos animais e a musica mas sem a capacidade de tornar o filme em forte em nenhum parametro. Desde logo na estetica da animação é gigantesca a diferença entre os filmes das maiores com estes na definição das personagens na perfeiçao e o realismo das squencias, são mundos completamente diferentes.
Mas os problemas do filme também são narrativos, se a mensagem da esperança nas nossas qualidades e dedicação a causa ate pode ser positiva parece-nos obvio que no que diz respeito ao conteudo e a forma como o filme nunca consegue fazer imperar bons dialogos, personagens interessantes e principalmente quando nunca consegue ter um humor objetivo, para um filme de animação de imediato os objetivos parecem perdidos, mesmo que haja boa vontade de transmitir uma mensagem positiva.
Ou seja Rock Dog e na essencia um filme insignificante que os mais pequenos ate podem ficar agradados, mas que dificilmente preenchera a memoria, ou ficara registado como o filme a repetir. Cada vez mais temos filmes de animaçao com ideias repetidas, este por exemplo vai buscar alguns pontos a Sing, com claro muito menos mestria em cada um dos parametros de avaliação.
O filme fala de um cão de guarda que apos descobrir um radio insiste na sua paixao pela musica e decide vir para a cidade onde se liga a uma rock star algo excentrica na tentativa de seguir o seu sonho.
Em termos de argumento é um filme pouco trabalhado, a ideia de base esta longe de ser original, a concretização da mesma parece-nos muitas vezes pouco potenciada, e principalmente em termos de humor, fundamental para qualquer filme de animaçao resultar, a coisa é demasiado modesta para ter qualquer objetivo concreto.
A realizaçao do filme esta a cargo de um ex ajudante da pixar, Ash Brannon que já anteriormente tinha tentado o leme da animaçao sem grande sucesso, aqui claramente os meios produtivos acabam por limitar o alcance do filme mas fica a ideia que mais poderia ser feito.
No leque de vozes, actores serie B em personagens pouco exigentes deixa pouco espaço de analise neste parametro.

O melhor – A mensagem positiva

O pior – E escasso para um filme de animação com distribução wide.


Avaliação - D+

No comments: