Tuesday, July 18, 2017

Blind

Uma das maiores dificuldades numa carreira de hollywood é saber envelhecer, principalmente quando ao longo do tempo as carreiras são mais sustentadas no aspeto fisico do que propriamente nas qualidades enquanto interprete. Esse poderá ser um dos problemas que Demi moore encontra neste momento pese embora ainda consiga surpreender pelo seu aspeto jovem. Este é um filme que a faz reunir com outros actores do seu tempo, um filme que estranhamente ainda conseguiu alguma distribuição, pese embora os resultados comerciais residuais mas que criticamente foi um desastre completo, com avaliaçoes pessimas.
Sobre o filme, é estranho por vezes perceber como é que um filme com todas as caracteristicas de um telefilme se diferencia por vezes entre outros e consegue distribuição. neste caso esta pergunta torna-se mais facil pelo facto do realizador do filme sem dono de uma companhia de distribuição. Sobre o filme é claramente um serie B assumido, daqueles filmes padrão com tudo parecido a muitos outros do principio a fim, quer na questãoa amorosa central num filme romantico tipico, mas em tudo o resto, na intriga paralela, na forma como tudo é demasiado dado sem grandes explicações, ou seja, um filme tipico de DVD e um pessimo filme para cinema.
Alias o controlo das diferentes intrigas ao longo do filme é mesmo algo de completamente incompreensivel em cinema, a forma como vai lançando diversas historias paralelas, para no fim as abandonar e so querer saber da historia de amor. Entre muitas outras coisas temos um homicidio por resolver, uma relaçao professor aluno, que tem destaque ao longo do filme, mas que no final é completamente abandonada sem qualquer tipo de resolução.
Ou seja daqueles filmes que no final apenas conseguimos perceber dois objetivos completamente falhados, por um lado tentar dar a ideia que Alec Baldwin ainda podia ser o heroi romantico de outros tempos, quando tinha menos quarente quilos, e a sua carreira era claramente diferente. E por outro lado demonstrar que mesmo perto dos 60 anos Demi Moore continua a boa forma fisica, o unico ponto do filme que poderá ainda ser concretizado, ja que tudo resto é de uma pobreza de ideias que já não deveria ter lugar num cinema de primeira linha.
O filme fala de uma mulher de um empresario corrupto, que apos a prisao do mesmo, tem que efetuar serviço comunitário numa instituição para cegos, onde conhece um escritor e professor, marcado pela morte da mulher com quem começa a interagir iniciando uma relaçao de amor com o mesmo, que ira por em causa todo o seu estilo de vida.
Em termos de argumento é facil perceber que este é o tipico filme romantico dos anos 80, da relação conflituosa até ao amor, da forma como o outro lado é de uma forma esteriotipada a pessoa sem escrupulos, e principalmente um humor que tenta ser, mas nunca passa disso. Por isso e facil perceber que se trata de um filme pouco ou nada interessante narrativamente.
Na realizaçao Michael Mailer, produtor de diversos filmes marcou aqui a sua estreia na realizaçao com muito pouco sucesso, um pouco na vertente da forma como normalmente produzia filmes alegadamente romanticos em paisagens idilicas. Aqui muito pouco de referente, para alem da ultima sequencia na costa francesa.
No cast, Baldwin e obviamente neste momento um actor que funciona bem em comedia, tendo dificuldades em tudo o resto. Aqui temos isso, ou seja um alegado intlectual cego, numa personagem vazia, e cheia de maneirismos, que em nada altera a forma do actor funcionar em termos dramaticos onde teve sempre grandes dificuldades. Demi Moore, atualmente pouco mais é do que o passear das suas plasticas algo que tambem nao e distinto da maior parte dos seus papeis.

O melhor - Eze no final.

O pior - Como um filme deste consegue distribução

Avaliaçãio - D-

No comments: