Sunday, July 16, 2017

The Mummy

Com o sucesso inultrapassavel da Disney e da Marvel com o seu universo de super herois, era uma questão de tempo até outras produtoras testarem o mesmo. Este filme marcava a tentativa da Universal criar o mundo dos monstros, iniciando com uma aposta grande neste remake da mumia, que chamava à atenção por ter chamado a si um protagonista do tamanho de Cruise. Os resultados tiveram de imediato um precalço no momento em que as primeiras avaliações criticas surgiram com resultados muito pobres. Para alem disse o filme nos EUA teve muitas dificuldades de bilheteira, o que não mata desde logo o projeto porque no resto do mundo existiu consistencia no resultado comercial do filme, contudo se quiserem criar um mundo grande terão que melhorar os filmes principalmente na forma como os prepara para a critica.
Eu confesso que quando tive conhecimento do projeto fiquei surpreendido com a presença de Tom Cruise num remake da mumia, contudo tendo em conta os argumentistas pensei que a aposta iria ser de uma roupagem diferente, embora a historia de base não me parecesse capaz de ser muito alterada. Contudo apos ver o filme e facil concluir que não consigo perceber como uma projeto com tanto talento na escrita acaba por ser um dos piores filmes de açao de grande estudio dos ultimos anos a todos os niveis.
E tudo começa no argumento e no estilo do mesmo, confuso, com realidade paralelas, que não consegue prender o espetador, difuso mesmo na definição dos lados tornando-se numa confusao pouco interessante, aborrecida e na maior parte das vezes sem qualquer sentido. Em termos de entertenimento a tentativa de um filme divertido muito por custa da personagem central, acaba por ser forçado e pouco encaixado no filme, o que o torna ainda menos funcional.
Por tudo isto é facil perceber que este e daqueles filmes que durante anos nos vamos perguntar as razões da presença de tantas figuras em diversos planos num filme com um resultado tao fraco, não funciona como filme na globalidade e muito menos como blockbuster. Nao sei se ira continuar este projeto da Universal, mas parece-me que para funcionar tudo tera de ser alterado e que este foi um tiro completamente falso no projeto.
A historia repete o remake da mumia, um grupo de arqueologos acaba por descobrir um tumulo de uma rainha egipsia, que acaba por libertar um espirito maligno disposto a completar uma vingança do passado.
Em termos de argumento nada funciona, as personagens sao demasiado esterioripadas, e mesmo aqui por vezes mal definidas. A intriga e completamente disparatada, pouco interessnate, confusa, e mais que isso de pouco impacto emocional. E os dialogos quando tentam ser engraçados sao tao mal integrados no filme que soa a absurdo.
Kurtzman teve aqui um papel complicado, o de realizar um filme com argumentistas realizadores e principalmente com uma carreira praticamente inexistente ate ao momento. Parece facil perceber que Koepp e Mcquaire rapidamente perceberem que o filme poderia não resultar. Na realizaçao, pouco risco, muitos efeitos, mas não e por aqui que o filme funciona menos.
Sobre o cast, a Universal apostou em longa escala, Cruise Crowe e um cast de primeira linha, completamente desaproveitado, para alem do piloto automatico da capacidade de Cruise em filmes de açao, de resto as personagens não exitem num filme que nada exige das mesmas.

O melhor – Os efeitos especiais sao de primeira linha

O pior – Um completo arranque em falso de um projeto megalomano


Avaliação - D

No comments: