Saturday, October 28, 2017

American Made

Com o sucesso da serie Narcos era previsível que o tema dos narcotraficantes fosse uma inspiração para diversos filmes de hollywood. O primeiro desses foi este pequeno filme de Doug Liman com Tom Cruise de uma das figuras americanas deste fenomeno. Em termos criticos o resultado acabou por ser positivo com avaliações essencialemente positivos. Em termos comerciais um filme com Tom Cruise tem automaticamente que ter mais ambiçao do que propriamente o filme conseguiu ter neste filme.
Sobre o filme pode-se facilmente perceber que o filme perde por vir na mesma altura do que a serie Narcos, ja que esta vai mais longe, é mais detalhada e trabalhada do que o filme, ainda para mais porque a historia deixa de ser novidade para quem viu a serie. Mesmo assim temos um filme com uma abordagem rebelde interessante, com uma realização de autor, mas que me parece que a montagem acaba por ser algo confusa misturando a grande ritmo cenas diversificadas que torna o filme algo confuso.
Mas parece-me obvia que tamos perante um filme com valores interessantes no seu interior, desde logo  na forma como o filme dá um ritmo elevado e acima de tudo na maneira como tudo nos parece que conta a realidade de uma historia, única e singular com uma forma muito própria. O filme potencializa também uma interpretação muito consistente de um protagonista com uma personagem algo diferente, para o seu interprete.
Por tudo isto nos parece que este é daqueles filmes que aproveita bem o momento em que é lançado, mas também nos parece que perde por ser uma historia mais conhecida da maior parte das pessoas. è um filme que tem um ritmo e um estilo interessante e que preenche os requesitos dos filme, mas não me parece que aproveita todas as suas potencialidades muito por uma montagem demasiado percipitada.
A historia fala-nos de Barry Seal, um aviador comercial que  é contratado pelo Cia para intermediar alguns negocios dos americanos com o lado mais negro da america do sul, concretamente intermediando o trafico de droga e armas com os carteis.
O argumento é uma historia insolita baseada na realidade, parece-me que se trata de um argumento demasiado aberto para uma historia que deveria ser mais balizada. A personagem central parece-me bem criada, tudo o resto parece-me mais limitado.
No que diz respeito à realização Liman é normalmente alguém mais relacionado com o cinema de ação, que aqui tem o seu projeto mais adulto e mais profissional. COntudo denota-se mais risco, mais autoria no que diz respeito aos seus filmes anteriores, num realizador a seguir nos proximos projetos.
TOm Cruise estava nos ultimos tempos demasiado prese ao cinema basico de ação. Aqui tem um papel mais forte, mais versátil, mais diferente. Temos Tom Cruise com um dos melhores papeis dos ultimos anos, que merecia alguma atenção num filme que o potencia. Nos secundarios pouco destaque.

O melhor - A forma como a historia ganha um estilo rebelde proprio

O pior - A montagem

Avaliação - C+

No comments: