Tuesday, October 31, 2017

Cars 3

A Pixar é talvez a maior produtora da historia da animação, tendo dado ao mundo do cinema o maior numero de sucessos comerciais e de markting da historia da animação. No caso do franchising de Cars parece-me claro que o sucesso foi bem maior em termos de markting do que propriamente no valor critico dos seus filmes, embora o prrimeiro filme tenha sido um grande sucesso. Neste terceiro episodio os resultados foram bem mais escassos, desde logo em termos comerciais com resultados muito curtos para um franchising como este, e criticamente a mediania que acabou por ser pano de fundo ao franchising.
SObre o filme eu confesso que gostei bastante do primeiro filme, embora me pareça um filme demasiado masculino, e não fui adepto de um segundo demasiado engenhoso e rebuscado para um filme que se quer simples de emoçoes simpaticas. Este terceiro filme volta a essa simplicidade a erre lado mais emotivo da saga se bem que longe da eficacia e surpresa que o primeiro filme nos brindou. ALias na maior parte do tempo o filme perde por ser demasiado obvio, sem capacidade de em momento algum nos surpreender de nenhuma forma, a nao ser pelo nivel tecnico onde mais uma vez a pixar leva a evolução da animaçao ao lado maior.
POr tudo isto e facil perceber que nao sendo Cars 3 um filme maior da produtora, encaixa-se bem naquilo que é a saga, sendo que os adeptos do conceito vao ficar contentes por novamente observarem os seus herois, e os restantes tem uma simples historia de animaçao de procedimentos narrativos faceis mas com alto nivel tecnico que nos deixa desejosos dos proximos projetos maiores da Pixar.
Provavelmente temos aqui o ultimo capitulo de um dos produtos de markting mais conseguidos da Disney nos ultimos anos, embora saibamos se alguem sabe reinventar historias e a DIsney e a pixar, embora aqui os resultados menos interessantes de bilheteira possam ter ditado o fim das aventuras de Lighteen McQueen.
A historia segue o mesmo heroi de sempre agora em fim de carreira, e ultrapassado com carros mais inovadores, aqui vai ter de reinventar o seu processo de treino para tentar voltar ao sucesso, algo que lhe vai conduzir ao seu passado e da relaçao que o conduziu a fama.
Em termos de argumento temos o normal num terceiro filme, alguma ligaçao ao primeiro filme, uma conjugaçao temporal, e uma moratoria bem definida, algo que normalmente a Pixar nao deixa em mão alheias. Repete alguma das formulas do passado, o que tambem acaba por ser normal por se tornar num sucesso junto dos mais pequenos.
E a nivel produtivo que o filme se lança para voos mais elevados. Aqui parece-me que o filme tem um nivel tecnico de excelencia e que deixa-nos com agua na boca para as proximas grandes apostas da Pixar.
A nivel de vozes o conceito foi ganho nas escolhas iniciais, com algumas introduçoes, bem escolhidas embora por si so elas nao sejam mais valia para um filme que vale por outros aspetos.

O melhor - O nivel tecnico do filme

O pior - Nao ser propriamente uma novidade nos processos

Avaliação - B-

No comments: