Friday, October 27, 2017

Girls Trip

Dois dos géneros mais conhecidos da comedia norte americana juntaram-se neste filme de verão com resultados impressionantes quer comerciais quer criticos, juntar a tipica comedia afro americana por um lado com os seus maiores interpretes com a tipica loucura de um conjunto de mulheres com temas sexualizados garantiu que o filme se tornasse rapidamente num acontecimento comercial do ano, muito por culpa de avaliações essencialmente positivas.
No que diz respeito ao filme podemos dizer que o mesmo consegue com um tema actual e funcional em termos de comedia, com um humor adulto e ritmado dar-nos mais que tudo uma comedia competente que funciona em alguns momentos em termos humoristicos pese embora por vezes nos pareça cair no exagero do humor fisico. Em termos da historia de base podemos achar que o filme é demasiado facil, demasiado parecido com muitos outros com o mesmo guião, mas isso acaba por demonstrar a simplicidade de procedimentos que o filme nos pede.
Um dos pontos interessantes do filme e a cadencia humoristica elevada, trata-se de um filme com uma duraçao longa mas que nunca acaba por ser chato, acaba sempre por dar o ritmo certo aquilo que o filme quer dar e assim acaba por ser uma comedia com diversidade de humor muito dirigida para um publico alvo bem definido neste caso a comunidade afro americana dos EUA, que gosta de ver a sua expressao elevada ao maximo.
Mesmo nao sendo um filme de uma abrangencia elevada, e uma comedia no feminino igual a algumas que nos ultimos anos tem saido com sucesso, este acaba por repetir esse mesmo sucesso, num estilo mais dirigido para a comunidade. A forma como o filme percebe que é no sexo que a maioria das comedias tem funcionado acaba por ser o seu maior segredo.
A historia fala de um grupo de amigas que se junta numa viagem, sendo que a sua amizade vai ser posta a prova quando descobre a infedilidade do marido de uma delas, uma bem sucedida apresentadora cujo o termino da relaçao pode colocar em causa a sua carreira. Numa luta entre a carreira e a amizade.
Em termos de argumento podemos dizer que a base narrativa do filme acaba por ser simples, sem grandes riscos, seguindo pisadas que muitos outros ja fizeram. Nao me parece que seja contudo uma obra de referência mas que funciona no mais basico e essencial para o seu resultado o humor.
Malcom D Lee e um dos mais famosos realizadores de comedias afro americanas, já com alguns sucessos e outros filmes menos brilhantes parece obvio a sua capacidade para fazer filmes que saibam precisamente o que a sua comunidade quer e que os faz rir. Nao sendo um realizador de primeira linha sabe entender o seu publico.
Numa comedia simples como esta pouco dependente do seu cast, o preenchimento do elenco e quase demasiado simplista para ter qualquer tipo de problema. POdemos dizer que o filme acaba por ser eficaz nas suas escolhas, sendo em termos comicos o melhor papel o da menos conhecida Tiffany Haddish.

O melhor - A forma como consegue ter um ritmo de humor elevado

O pior - Nao deixa em momento algum de ser um filme demasiado parecido com a onde atual

Avaliação - C+

No comments: