Monday, November 13, 2017

Birth of the Dragon

Hollywood costuma proteger nos seus filmes algumas das suas figuras mais miticas, como por exemplo Bruce Lee. Dai que muitos tenham estranhado o lançamento deste filme, no qual Bruce não tem papel principal, e acaba apenas por ser o ajudante de uma personagem caucasiana, algo que provocou muita polemica e muitas criticas contra o filme. Talvez por isso criticamente este filme foi um autentico desastre com avaliações essencialmente negativas. Em termos comerciais o filme rotundou num claro fiasco algo que apos as avaliações começou a ser percetivel.
Sobre o filme eu confesso que não consigo perceber como é que alguem quer fazer um biopic de uma personagem que muitos dizem ser Steve Maqueen, sem ter a coragem de lhe chamar pelo nome, e mais que isso introduzindo uma imagem de um Bruce Lee arrogante e quase sempre tonto, algo que como e obvio nao poderia funcionar junto dos inumeros fas do icon do Kong Fu.
Mas não é apenas no retrato de Bruce Lee que o filme falha, alias o maior lapso do filme e em ser um filme de serie B americanoide a fazer lembrar o segundo episodio de Karate Kid, onde um aprendiz tenta conquistar e libertar uma asiatica oprimida pelos seus superiores, e que para isso tem a ajuda de dois mestres sendo um deles Bruce Lee.
A historia paralela do debate entre a forma como se tenta defender a cultura oriental e acima de tudo a forma como estas deveriam ser afastadas da cultura ocidental, acaba por estar ao de leve no filme, que nunca tem força ou vontade de entrar num debate serio cultural, optando na maior parte do tempo por ser um filme fisico de ação simples e pouco complexo.
A historia fala de um jovem aprendiz de artes marciais e da sua relação com o seu treinador Bruce Lee, e outro Shaolin mestre e da forma como o conflito entre estes é intermediado pelo mesmo, que entretanto tenta arrebatar o amor de uma jovem asiatica presa pelas diferenças culturais.
E no argumento que o filme falha por completo, e aqui parece-me inadmissivel que um filme utilize uma imagem tao iconica para um base tão simplista. De apresentar o filme como um biopic e depois Bruce Lee ser apenas um contexto. Quando assim é tudo falha e neste casa, um filme basico de artes marciais tentou ir mais alem com a utilizaçao de um nome.
Eu confesso que tinha sido grande adepto do filme de estreia como realizador de NOlfi, para alem de um bom argumentista, mas este filme e uma desilusao em toda a linha, desde logo em termos de historia mas tambem na realizaçao o filme nunca consegue ter qualquer tipo de impacto.
No cast o predominio de actores asiaticos e obvio tento em conta que se trata de um filme sobre artes marciais. Sao obvias as semelhanças fisicas entre Ng e Bruce Lee embora a personagem esta escrita para pouco brilho. O protagonista vai para um Magnunssen cada vez mais presente mas aqui parece ser obvio a falta de carisma para encabeçar um filme de açao.

O melhor - Os escritos inicias do filme promete um filme complexo sobre combate cultural.

O pior - Torna-se num filme fraco de artes marciais que por acaso uma personagem chama-se Bruce Lee

Avaliação - D+

No comments: