Friday, November 24, 2017

Geostorm

Há cerca de uma decada tornou-se muito comum no cinema alguns filmes sobre catástrofes naturaliais que mais não eram do que montras para os efeitos especiais de ponta de Hollywood. Com a repetiçao do conceito o genero tornou-se em desuso dai que com alguma surpresa e da produtora de alguns dos maiores sucessos do genero surgiu este filme. De imediato as avalicações foram muito danosas para o filme com criticas muito negativas. Talvez por isso, ou pela desatualidade do tema tambem comercialmente este filme resultou num rotundo fiasco de bilheteira tendo em conta a produçao.
Sobre o filme podemos começar por dizer que quando pensamos ja ter visto tudo no genero com alguns filmes que tiveram lugar a uma decada, temos aqui um autentico cliche relativamente a todos esses filmes, mas com a agravante de ser narrativamente bem mais debil e sem sentido quando comparado com os outros filmes, que neste ponto tambem sempre estiveram longe de ser ricos.
MEsmo em termos tecnicos parece existir um exagero do digital, nem sempre com realismo o que é ainda mais gritanto tando nos aqui a falar de um filme de grande estudio com algum investimento. Mas se este e um problema menos esperado, narrativamente embora seja expectavel que estes filmes sejam algo simplistas, este é completamente sem sentido. A intriga central nunca causa qualquer impacto e o filme prefere durante a sua duração trabalhar mais a relaçao entre irmaos do que propriamente algo mais.
Por tudo isto Geostorm e um dos piores blockbusters que tenho memoria, quer porque nao convence do ponto de vista tecnico, quer porque narrativamente e mesmo estando recheado de cliches habituais em filmes do genero, consegue ainda os tornar com menos sentido, fruto de uma ausencia de criatividade gritante, algo que e percetivel em quase todas as cenas do filme.
A historia fala de um grupo de astrounautas e engenheiros que vao ter de reparar uma estaçao espacial que é capaz de responder de forma positiva as alteraçoes climaticas sofridas pelo planeta terra. Contudo vao perceber que por tras do mau funcionamento existe um plano humano.
EM termos de argumento o filme e um autentico desastre em toda a linha, desde logo em personagens completamente esteriotipadas no genero, dialogos quase surrealistas pela forma como mudam a toada, mas mais que isso uma intriga central sem intensidade, algo que pelo menos deveria estar presente num blockbuster de estudio.
Na realizaçao o trabalho de Dean Devlin ate agora mais conhecido como produtor de filmes catastrofe e um autentico desastre. O filme nunca consegue ter arte ou conceito, e mesmo no aproveitamente da tecniclogia dos efeitos especiais é em toda a linha muito sofrivel. Provavelmente o seu futuro devera ficar apenas circunscrito a produçao.
No cast um naipe de actores de uma segunda linha, comandados por um Butler em piloto automatico, nos seus papeis comuns. Ao seu lado um Struges, Cornish, Garcia, Harris e Lara em piloto automatico num filme que nada lhes pede em termos de capacidade de interpretaçao.


O melhor - Existe coragem para tentar retomar um genero completamente em desuso.

O pior - O resultado é pessimo

Avaliação - D

No comments: