Sunday, November 05, 2017

Singularity

O cinema de serie B tem generos onde as diferenças para o cinema de primeira linha é esbatida como a comedia ou o drama. Tudo se torna mais dificil quando entramos no campo da ficção cientifica, ja que os niveis produtivos normalmente deste tipo de filmes exigem meios que sem eles as coisas se tornam absulutamente difusas. Este foi um pequeno filme que estreou em poucos cinemas sem qualquer visibilidade e que foi totalmente incognito quer do ponto de vista comercial quer critico.
Sobre o filme podemos dizer que a ideia do homem contra o robot e algo ja muito utilizado em diversos filmes, principalmente aqueles que teorizam sobre a força da inteligencia artificial. E como tema de impacto que é exige que os filmes para alem de coerentes sejam coesos naquilo que defendem. POis bem este filme acaba por ser um desastre ja que nunca consegue ir alem de uma ideia de base, tratando pela rama algo que não pode ser em filme algum que tente entrar neste tema. Ou seja um filme que se assume como claramente de serie B num tema que isso nunca poderia acontecer.
Mas como é que um filme com uma unica ideia de base consegue sobreviver durante novanta minutos, pois bem junta-lhe um romance novelesco, cuja origem cabamos por nunca perceber muito bem, que acaba por ser a salvaçao de tudo, tornando tudo ainda mais basico nos processos e um filme que nunca consegue perceber bem o seu genero.
Ou seja um daqueles filmes que apenas tras consigo figura de um Cusack totalmente fora de forma e que aceita diversos papeis para sobreviver num cinema no qual parece ja nao ter espaço. Aqui numa personagem que se queria carismatica mas que acaba por ser uma mao cheia de nada alias como tudo no filme.
A historia fala de um futuro proximo no qual a humanidade foi exinta por uns robot que se tornaram cada vez mais funcionais, contudo um casal tenta recuperar o sentido de ser humano, contra os planos do fabricante de tais maquinas.
Em termos de argumento a ideia da inteligencia artificial exige que os filmes detalhem ou discutam os seus principios, algo que o filme desiste de imediato perdendo tempo numa historia de amor basica sem grande sentido. Em termos de personagens o filme e tambem um deserto de ideias.
Na realizaçao Kouba parece ser um apaixonado pela Sci Fi mas nunca conseguiu meios para fazer os seus filmes terem dimensao suficiente para se assumir como tal. Aqui nota-se a dificuldade de meios para uma ideia demasiado grande para os valores envolvidos.
No que diz respeito ao cast os jovens que normalmente passeiam nestes filmes de serie B nao são normalmente grandes estrelas e passam a carreira despercebidos, talvez isso ira acontecer com esta dupla de actores que acaba por não ser o mais danoso do filme, nao o safando contudo

O melhor - Um filme serie B ter a coragem de entrar no Sci Fi

O pior - E claramente um genero para outros niveis de produçao

Avaliação - D

No comments: