Sunday, January 21, 2018

LBJ

Numa altura em que nem sempre novas ideias tem surgido para os lados de Holywood, a setima arte tem-se recorrido de remakes e biopics para preencher o cartaz. Um dos filmes que foi lançado o ano passado entre muitos com prespetivas de premios mas que posteriormente em face de resultados criticos mais modestos acabou por ser lançado sem grande fulgor ja no decurso deste ano foi este biopic sobre o presidente Johnsson com incidencia na sucessao a JFK. Se criticamente as coisas não foram brilhantes com avaliações demasiado medianas, comercialmente o filme teve resultados tambem ele modestos tendo em conta que ainda conseguiu expansao para alguns cinemas.
Sobre o filme podemos dizer que olhar para a vida de um politico deste gabarito e termos um filme com pouco mais de uma hora e meia de duração transmite perfeitamente que nao vamos ter um filme detalhado, um filme de autor, mas sim um filme simples sobre um momento muito particular da vida desta personagem. E nisso o filme acaba por sem grandes enredos ou surpresas ser um filme que se vê bem, algo previsivel na sua forma mas com um ritmo elaborado e centrado na personagem mais que nos seus feitos e detalhe historico.
Por estas escolhas talvez seja um filme mais para publico do que para critica, ja que tambem nunca é um filme que explore grande diferenciaçao na forma como conta a historia e mais que isso nunca é um filme demasiado detalhado naquilo que quer transmitir. QUer sim fazer uma homenagem a um homem de convições fortes que foi importante nos EUA num momento dificil.
Como todos os filmes politicos podemos dizer que se esqueceu dos pontos mais polemicos da vida do mesmo, que se torna demasiado sentimentalista num terreno pouco prodigo para esses elementos. Isso pode fazer com que seja um filme demasiado trabalhado para uma historia real. Parece o lado colorido de uma historia, e quando assim é os biopics tornam-se naturalmente mais pequenos.
A historia fala do presidente dos EUA LBJ principalmente nas funçoes de vice presidente de JFK na relaçao com o mediatico presidente dos EUA e a forma como teve de tomar as redeas do pais depois do assassinato do presidente, indo contra as conviçoes que sempre defendeu.
Em termos de argumento devemos valorizar a capacidade de fazer um biopic de ritmo elevado o que nem sempre e facil. COntudo tem algum embelezar de situaçoes, e parece-me obviamente tendencioso naquilo que nos conta de um politico. Nem sempre é detalhado e centra-se em demasiado num aspeto concreto.
Os realizadores chegam a uma altura da carreira com diversos filmes, que pouco mais conseguem inovar. Reiner foi sempre um realizador de filmes ligeiros com alguns sucessos e que aqui filma como sempre filmou, com detalhe mas com simplicidade, talvez por isso nunca tenha sido um cineasta de primeira linha.
No cast uma boa escolha de Harrelson para o papel central, parece que a forma como o filme quer dar a personagem encaixa perfeitamente nas caracteristicas do actor. A caracterizaçao ajuda num filme de um one man show. Harelsson esta num bom momento de forma embora nos pareça que as personagens vao sempre ao encontro daquilo que ele é enquanto actor.

O melhor - O ritmo acelerado de um biopic

O pior - Pela forma como se resume a um momento é um filme pequeno em dimensao

Avaliação - C+

No comments: