Friday, January 26, 2018

Only The Brave

Cada vez mais é comum, com a universalidade da informação que determinados feitos, ou tragédias sejam do conhecimento global. Normalmente os filmes gostam mais de retratar os feitos do que as tragédias, pese embora alguns estudios já apostem no contrário. Este filme pode ser visto com um desses exemplos que serve de homenagem a que todos os dias se coloca em perigo por um bem maior. Pese embora este nobre posicionalmente o resultado teve bastantes dificuldades comercialmente onde nem as avaliações positivas conseguiram colocar o filme em outros voos.
Sobre o filme podemos dizer que normalmente contar uma tragédia é dificil de balançar do ponto de vista dramatico e o filme consegue. Inicialmente com um ritmo algo lento, vai sendo um filme ligeiro, que exagera na interação sentimental das personagens. O que poderia ser um inicio de pouco impacto vai acabar por preparar o terreno para o impacto final, e nisso penso que o filme é inteligente na forma como no final consegue sublinhar as suas emoçoes junto do espetador.
Claro que poderiamos facilmente concluir que um filme sobre incendios tinha espaço para mais ação, mais efeitos, um filme maior. Mas e obvio que este filme nunca tem esse objetivo em mente. Parece ser um filme declaradamente de coraçao, e isso não fica mal no final, mesmo que nem sempre com a maturidade de assinalar, acabamos por ficar intrigados com o resultado final, e acima de tudo emocionados.
Por tudo isto e numa altura em que em Portugal muito se falou de bombeiros, este filme é uma justa homenagem que tira do anonimato alguns dos combatentes. Claro que podemos dizer que é um filme demasiado obvio de se gostar. Mas é porque consegue ter o impacto emocional desejado. Nunca sera uma obra prima mas e um filme a quem nao conseguimos ficar indiferente.
A historia fala da ligação e ascençao de um grupo de bombeiros até a primeira linha de combate e a forma como estes acabaram tragicamente por falecer num dos piores episodios dos combates a fogos nos EUA.
Em termos de argumento não sendo um filme orignal, ou de grande risco, na composiçao e articulação das personagens é um filme com excelente balanço emocional, e principalmente o filme muito ciente daquilo que quer exibir e fazer sentir aos espetadores.
Kosinski era um realizador ate ao momento de filmes de açao e nem sempre de filmes muito funcionais pese embora grandes projetos. Aqui mesmo sendo um filme de estudio o investimento parece francamente menor. Temos um filme menos trabalhado do ponto de vista estetico, com espaço para mais, mas e obvio que o filme quer ser mais emotivo do que espetacular. Nao sendo o mais trabalhado e o melhor filme do realizador.
No cast um filme exigente para os seus interpretes principalmente Brolin e Teller. Acabam os dois por resultar nos papei. Brolin sempre com a intensidade que faz dele um actor de primeira linha, e Teller melhor que na maioria dos papeis dramaticos que fez.

O melhor - O caracter emocional do filme

O pior - Tinha espaço para uma maior dimensão cinematografica

Avaliação - B

No comments: