Saturday, January 27, 2018

The Shape of Water

Desde o momento em que estreou em Veneza e acabou por sair premiado com o Leao de Ouro a atenção dos premios ficou de imediato centrada nesta fabula romantica de Guillermo del Toro, que conquistou a critica por todo o mundo, de tal forma que atualmente e o filme mais nomeado aos oscares e provavelmente o grande favorito. Comercialmente a alavanca dos oscares permitiu um filme mais rentável, mesmo sem grandes figuras de proa.
SObre o filme, é importante sublinhar que Guillermo del Toro, tem uma capacidade unica de dotar os seus filmes do fantastico e do emotivo, reunindo-os em filmes verdadeiramente singulares e que marcam o espetador. A semelhança de Labirinto de Fauno este é mais um desses filmes que acaba por nos fazer rir, surpreender e emocionar pela dedicação das personages e mais que isso pelo insolito mas natural com que tudo acontece. E nisso a mestria do realizador faz com que historias que aparentemente nunca poderiam funcionar resultem em filmes de primeira linha, tecnicamente impressionantes e com uma narrativa de ponta.
Por tudo isto e facil perceber que este é um dos melhores filmes do ano sobre diversos aspetos. Não se trata apenas de um filme com bons dialogos, com uma historia original, trata-se acima de tudo um filme que quer e sabe ser bonito, mesmo que os seus intervenientes não sejam. Os promenores do filme encaixam todos para o resultado final, desde a fotografia a banda sonora, temos um filme completo, onde os pequenos senão nada interferem no resultado final de uma obra de referência.
E os senão sao pequenos, algum simplicidade a mais quando os mais proximos descobres a relação algo que nos parece algo forçado, e um final algo aberto, mas ao mesmo tempo sentido, sao os dois promenores que poderão funcionar menos no filme, mas isso nunca retira a beleza e a força a um filme que merece todas as refeências que vai tendo. Não sei se é o melhor filme do ano, talvez nao o seja, mas para já e de longe o mais detalhado e bonito.
A historia fala de uma empregada de limpeza nos escritorios dos serviços aeroespaciais americanos que acaba por começar uma relação empatica com uma especie de homem peixe que é conduzido para aquelas instalações quebrando todos os protocolos.
Em termos de argumento para alem de uma ideia original, tudo na historia é potenciado, toca em diversos temas, tem dialogos de primeira linha, é surpreendente e emotivo, dai um argumento que sabe potenciar ao maximo uma ideia ja de si criativa e original.
O aspeto que mais me surpreendeu pela positiva e o detalhe de Del Toro em ter conseguido uma realiaçao absolutamente impressionante. o promenor do filme, a estetica a simplicidade de todos os pontos torna certamente Del Toro atualmente um realizador universal com uma forma unica de unir o fantastico com fantastico das emoçoes.
No cast é impossivel dissociar o resultado do filme com a prestação de Hawkings. A sua expressividade é algo impressionante em todo o filme, que sublinha um ano impressionante da actriz do ano. Provavelmente perdera o oscar para Mcdormand, e isso até pode ser justo, mas é a batalha mais forte de interpretaçoes que me recordo nos ultimos anos pela categoria. Nos secundarios bons papeis, muito potenciados pelo argumento, contudo aqui discordo da academia, pois penso que Shannon é bastante mais forte do que um simpatico Jenkins. Mesmo assim a nivel de secundarios um nivel elevado de Jenkins, Shannon, Spencer e Stulhbarg

O melhor - A beleza com que o filme é feito

O pior - APenas alguns arriscarem em filmes assim

Avaliação - A-

No comments: