Wednesday, March 21, 2018

Annihilation

Alex Garland surpreendeu há alguns anos atras quando o seu Ex-machina se tornou de repente um sucesso comercial e critico que o colocou como um argumentista e realizador de referência no mundo da ficção cientifica. Este ano e com um elenco quase todo feminino surgia o seu novo filme. Pese embora as avaliaçoes tenham sido positivas a recepção foi demasiado mista o que conduziu a uma ação sem paralelo do filme estrear em cinemas nos EUA mas ir diretamente para a NEtflix em quase todo o mundo. Por este aspeto em termos comerciais nos EUA os resultados de bilheteira não foram entusiasmantes para um filme com um nivel produtivo elevado.
SObre o filme, um dos problemas que muitos lhe colocam é ser demasiado confuso e intlectualizado, pois bem eu colocarei mais alguns problemas que eu acho que não fazem o filme funcionar, desde logo as opções de coerência como uso de fatos em alguns momentos e noutros não, a ausencia de equipas mistas na operação entre outros pontos, fazem com que em termos de coerencia logica do argumento o filme tenha diversas falhas e isso vai para o lado mais superficial da historia.
No restante temos obviamente um filme com uma ideia original, nem sempre facil de perceber ou explicar mas que no filme acaba por ter pouco impacto, principalmente comparado com a agressividade das sequencias de acção, demonstrando que o filme nem sempre tem claro a sua opção em termos de estilo que quer ser, vacilando entre o lado mais cerebral e musculado, fazendo apenas a opção pelo primeiro na escolha final.
Por tudo isto parece-me claro que o lado estetico do filme acaba por ser aquele que melhor resulta, o filme tem uma fotografia muito interessante, bem produzido e realizado. Em termos de historia parece-me obvio que tratando do mesmo tema outros filmes tiveram mais força e acima de tudo resultaram numa historia mais compacta.
A historia fala de um grupo de biologas que é enviada para um espaço que após uma explusão se tornou particularmente estranho tentando perceber o que realmente ocorre no seu interior e quais os perigos para a nossa humanidade.
o argumento de Garland é ambicioso, é possivel reconhecer que a ideia de base ate poderia funcionar mas o filme tem problemas de concretização, muito por culpa de personagens que nem sempre são interessantes ou de grande impacto, e numa premissa de dificil execução que nem sempre é totalmente compreendida.
Na realização Garland tem atributos principalmente na componente estetica, e demonstra estar a subir de nivel, necessitando quem sabe de um argumento mais simples para dar o salto que talvez já merecia com Ex-Machina.
No cast temos um filme liderado por mulheres com Portman a dar o lado fisico e dramatico das suas qualidades. Parece-me que a actriz tem atributos a mais para a personagem que nem sempre recorre da melhor maneira a eles. O mesmo relativamente a Jason leigh e Isaacs. Nao e um filme de grandes interpretaçoes

O melhor - A fotografia

O pior - Fica a ideia que a mensagem que o filme quer passar não chega

Avaliação - C

No comments: