Tuesday, March 20, 2018

Film Stars Don't Die in Liverpool

Todos os anos durante a corrida para os premios é comum surgir um filme totalmente britanico que tenta se intometer nos premios maiores. Este ano este pequeno filme biografico de uma relaçao nada tipica acabou por a determinada altura conseguir obter esse selo, sem no entanto em momento algum conseguir confirmar esta candidatura, ficando-se por criticas aceitaveis mas longe de qualquer esplendor e comercialmente resultados modestos acabaram por levar este filme para algum desconhecimento.
Sobre o filme temos sem duvida um filme romantico que tem como a sua vertente maior a forma como a entrega fisica das personagens quebra o preconceito das idades nas relações. E nisso o filme e intenso na forma como o amor fisico é explorado no filme e numa fase final o lado mais espiritual do amor. Alias nao sendo um filme que tras muito para alem disto, porque é um filme de processos simples algo repetitivo mas que funciona porque a dupla acaba por funcionar bem como a simplicidade dos elementos familiares.
Mas tambem temos um filme com alguns defeitos que residem numa montagem inicialmente algo confusa com avanços e recuos que sinceramente acabam por nada trazer de particularmente inovador ao filme mas tambem com alguma lentidao e repetição constante de sequencias. mesmo assim parece-me que o facto de termos um amor diferente e a intensidade do filme nesse particular acaba por tornar o filme diferente e interessante para comum espetador.
Nao sendo obviamente um filme para premios ja que temos um simples filme biografico de uma personagem num determinado momento, e mais que tudo um filme que consegue em alguns segmentos ser simpatico para depois se tornar intenso do ponto de vista emocional, é um daqueles filmes que acaba por ter mais coração do que cabeça mas neste caso esta opçao ate nos parece interessante.
O filme fala da paixão final de Gloria Grahme nos ultimos anos da sua vida por um jovem actor numa relação intensa interrompida pelo conhecimento da doença por parte da atriz galardoada com um oscar e a forma como no final esta ligação vai estar associado aos ultimos dias da actriz.
Em termos de argumento parece-me obvio que se trata de um filme simples que tenta potenciar mais o lado romantico e intenso da relação do que propriamente um filme que trabalhe particularmente o lado descritivo da situação. Nao e um filme com grandes saltos de espontaneadade mas e competente nos seus objetivos.
Na realizaçao McGuigan é um realizador que na passagem pelos EUA nao tem tido grande sucesso colecionando floops relativos comerciais e criticos, no seu regresso a um cinema mais tradicional britanico os resultados foram melhores, pese embora a simplicidade e a exploração do lado mais emocional, podera ser um reinventar da sua carreira
No que diz respeito ao cast temos intensidade e principalmente ligação entre Bening e Bell, uma dupla improvavel mas que funciona na intensidade que fornecem aos seus papeis e principalmente numa simbiose nada expectavel.

O melhor - A quimica do casal

O pior - A montagem inicial

Avaliação - B-

No comments: