Wednesday, March 28, 2018

The Death of Stalin

Nos ultimos anos a comedia internacional tem estado algo repetitiva e sem grandes ideias apostada em graça de humor fisico ou sobre sexo, e como tal tem conquistado a maioria dos espetadores. Este ano e num circuito mais independente surgiu esta comedia historica que apos os primeiros visionamentos acabou por conquistar a critica com avaliações muito positivas. Comercialmente tendo em conta que esta longe de ser um filme de grande publico podemos facilmente considerar o resultado como positivo.
SObre o filme eu confesso que comedias historias sao sempre duas componentes dificeis de assimilar principalmente porque podem ser mal interpretadas, mas este acaba por ser um filme com uma tradiçao ou estilo de comedia em desuso mas que funciona em pleno com graça com originalidade com um estilo teatral de satira antiga mas que nos da um filme completamente diferente do que estamos habituados em comedia.
Do lado negativo talvez o facto do filme satirizar em demasia o poderio de uma nação, ainda para mais numa altura em que a diabolizaçao da Russia voltou ao de cima este e um filme que toca num dos periodos mais negros daquele pais e que ironiza com valores como a vida no sentido de fazer a comedia funcionar, contudo sublinha-se que esse risco e ganho ja que o film realmente consegue funcionar na maior parte das graças.
E obvio que o filme beneficia de ser tradicional e fugir as modas atuais principalmente do seu genero, o que lhe da algum caracter vintagem em todos os aspetos e que surpreende, ja que caso surgissem mais filmes do mesmo genero talvez a surpresa pelo resultado do filme nao tivesse sido tao fulgurante
A historia fala nos momentos antes e depois da morte de Stalin e a luta pelo poder entre individualidades com o objetivo de liderar a UNiao Sovietica.
Em termos de argumento temos uma ideia interessante que é dar o lado historico de um combate de sucessao com um humor muito proprio, acima de tudo potenciado em dialogos diferentes e que funcionam quer em termos de estilo quer em termos comicos.
Na realizaçao Ianucci tem sido ultimamente muito falado pelo sucesso deste filme realizado com mestria e com um tradicionalismo que fuciona, para alguem que vem de uma serie de sucesso na televisao talvez este seja um bom salto para a setima arte.
E no cast que penso que o filme poderia ir mais longe, Buscemi parece-me funcional, mesmo que a caracterizaçao nem sempre o ajude, e ao seu lado Simon Russel  Beale merecem o melhor destaque, nos secundarios algumas boas escolhas como Friend e Isaacs outras que poderiam ser mais rentabilizadas.

O melhor - A junçao do historico com humor muito funcional

O pior - E obvio que o filme vale mais pela diferenciaçao do contexto

Avaliação - B

No comments: