Sunday, April 08, 2018

12 Strong

A guerra no medio oriente e a envolvencia americana neste conflito foi e sera nos proximos anos o trabalho de campo de muitos filmes, nos difrentes prismas, mais estrategicos, mais humanitarios e mais de corpo. Em Janeiro deste ano surgiu este filme que nos da a vertente mais de corpo de frente de guerra. No sempre complicado mes de Janeiro os resultados comerciais do filme eram medianos, em termos criticos para um filme mais de corpo e de ação os resultados foram etambem eles normais.
12 Strong mais que tudo e um filme que nada inventa no genero, por um lado nao tem a profundidade de entrar nas questões mais complicadas da guerra, limitando-se ao poder descritivo e repetir as sequencias de ligaçao e companheirismo nas tropas americanas, deixando grande parte da sua duração para as sequencias de açao que nao são de primeira linha mas dao ao filme o lado mais fisico que de imediato se percebe que o filme quer ter.
E um filme de processos objetivos, nao fica muito tempo nos personagens e mais que isso é um filme onde os dialogos e a ligaçao apenas serve de forma a dar mais impacto as sequencias de batalha e a dureza da mesma. E tendo em conta o que ja se viu em filmes de guerra sabe a pouco filmes assim, que nao vao mais ao cerne da questao, filmes que abusam do esteriotipo facil para fazer funcionar um filme mais de entertenimento do que outra coisa.
Estes filmes tem um alcance curtos, num genero que muitas vezes leva as suas obras a premios e unanimidade este tipo de registo tendo com a sua vulgaridade a cair rapidamente no esquecimento, sendo quase um check point para mais uma historia que viu a luz do cinema.
A historia fala de um grupo armado americano constituido por doze elementos que tem como objetivo acabar com o dominio de uma cidade afegã por parte da Al Qaeda, tendo para isso a ajuda de um grupo de nativos.
O argumento e simples, em termos de construçao de personagens muito pouco, e com muitos cliches, em termos de dialogos igual, principalmente nas dinamicas de grupo. na intriga a opçao pela descriçao parece-me facil em face dos objetivos curtos que o filme tem.
Na realizaçao Fuglsig tem aqui o seu primeiro grande trabalho com resultados mistos, se o contexto espacial do filme ate funciona fica a ideia que nao consegue tirar muitos dividendos nas sequencias de batalha por si so, num filme que dependia muito deste caracter estetico para mais altos voos.
No cast o filme arrisca pouco Hemsworth da a disponibilidade fisica de heroi de açao, sem grande dificuldade no papel. Mesmo Shannon deve ter aqui dos papeis mais faceis e menos profundos da sua carreira, num filme que nao exige muito aos seus interpretes.

O melhor - Nao é um filme de riscos.

O pior - A guerra ja viu filmes de uma dimensao muito superior

Avaliação - C

No comments: