Sunday, April 15, 2018

Hostiles

Scott Cooper é um jovem realizador cujos os seus filmes tem na sua maioria deles sido bem aceites pela critica mais insuficiente ate ao momento para chegar aos premios mais altos. Muitos pensaram que seria com o seu novo Western que isso seria possivel, contudo apesar do filme ter conseguido avaliaçoes positivas nao foram sucificentes para chegar a luta pelos premios principalmente depois de algumas dificuldades de distribuição que o filme teve  Comercialmente tendo em conta que se trata de um filme lançado em Janeiro os resultados foram medianos nao suficientes para dar um impulso ao filme.
SObre o filme, o Western tradicional e um genero em desuso, dai que este filme que tem a maioria das caracteristicas tradicionais do Western e um filme algo fora de tempo, pese embora dentro do genero consiga ter o lado cruel das sequencias de maior violencia e o lado emocional que acaba por encaixar bem no resultado final de um filme que sem em momento algum ser uma obra pima e um filme competente.
Em termos de competencia o filme acima de tudo funciona na dualidade entre um lado cru e agressivo de personagens com o lado mais implicito que liga todas as personagens. Alias o que me parece que melhor funciona no filme e a uniao entre as personagens e o valor que a vida humana tem na guerra e que muitas vezes e esquecido por um sentimento maior.
Hostiles mesmo sendo um bom western acaba por nao conseguir trazer nenhum impulso diferenciador que permitisse ao filme atingir parametros mais elevados, por isso parece obvio que nao sera este o filme que vai vincar a carreira dos seus interetes e realizador mesmo que seja um bom preenchimento as carreiras dos mesmos.
A historia fala de um comandante do exercito que tem como funçao levar uma familia apache ate a sua residencia, depois de muitas lutas contra este povo e de uma uma vida de luta perante a pessoa que agora tem que proteger.
Em termos de argumento podemos dizer que mais que espetacular o filme e competente, principalmente no balanço emocional do filme, e em alguns dialogos claramente fortes naquilo que sao os principios de guerra. Podera falhar em termos de previsibilidade de intriga mas nao me parece que em momento algum o filme e a sua historia deixem de ser competentes.
A realizaçao de Cooper e tradicional, explora e bem os contextos paisagistos por onde as personagens se movimentam, mas nao da ao filme uma roupagem diferenciadora e isso acaba por nao diferenciar o filme relativamente a outros filmes do mesmo genero, Cooper necessita de uma obra prima e este nao o foi.
No cast Bale e sinonimo de competencia principalmente em personagens introspetivas como e o caso, ao seu lado Pike tem o lado mais emocional que tambem encaixa bem. Nao e um filme para grandes interpretaçoes mas com os seus interpretes nada estava em risco neste particular.

O melhor - O implicito de algumas cenas

O pior - A intriga ser algo previsivel e o ritmo nem sempre muito acelerado

Avaliação - B

No comments: