Saturday, April 21, 2018

Peter Rabbit

Uma das historias mais conhecidas de Beatrix Potter conta a relação de um coelho com uma familia. Este ano e com toda a inovaçao tecnologica a cargo da Sony surgiu esta adaptaçao com uma serie de vozes familiares. Os resultados do filme comerciais foram muito interessantes tornando-se num dos filmes mais rentaveis junto dos mais novos na epoca de pascoa. Em termos criticos as coisas nao correram particularmente bem, com avaliaçoes dispares e demasiado medianas.
SObre o filme e facil perceber que o alvo preferencial deste filme sao os mais pequenos, e o filme neste alvo pode funcionar principalmente porque usa algum humor, principalmente fisico, e acaba por ter emoçoes simples num processo bem trabalhado. O filme funciona bem pior em termos de significado e mais que isso junto dos mais velhos, o filme nunca consegue ter atributos que lhe permitam obter este tipo de resultado.
POr isto e mesmo tendo em conta que e um filme tecnicamente bem feito, parece-me claro que é um filme com limitaçoes no alcance, pese embora seja uma historia para os mais pequenos funcional, o filme nao e particularmente diferente em nenhum dos seus pontos, e por isso penso que o filme não tem dimensao para ombrear com outros filmes do mesmo genero.
SUblinha-se o caracter britanico do filme que esta bem presente nas personagens, no humor, na forma como o filme e realizado. COntudo numa altura em que Paddington conseguiu subir os patamares deste genero de filmes para niveis mais elevados este filme sabe mesmo a muito pouco.
A historia fala de um coelho e os seus familiares e a sua relação com o proprietario de uma horta que normalmente eles atacam, bem como uma vizinha simpatica.
EM termos de argumento o filme tem processos simples quer em termos de personagens quer em termos de humor, significado e intriga. Parece-me que o filme não e propriamente totalmente distinto neste particular.
Na realizaçao Gluck depois de um inicio na comedia com sucesso principalmente comercial, teve um rotundo floop na sua adaptaçao de Annie, e regressa aqui a um genero familiar com mais sucesso. Pese embora o filme nao seja totalmente artistico penso que o filme funciona no uso das tecnicas.
Os filmes para os mais pequenos sao ingratos para os seus actores, principalmente porque nao lhes pedem muito em termos dramaticos e mais num humor fisico que nem sempre encaixa nos atributos dos protagonistas. Gleeson tem essa capacidade mas cai em demasia no overacting. Bem melhor Byrne, num encaixe total na personagem.

O melhor - ALguns momentos de humor.

O pior - O filme nao ter nada que o distinga totalmente

Avaliação - C

No comments: