Tuesday, April 24, 2018

Red Sparrow

E estranho como e que um filme que é adaptaçao de uma obra literaria de renome com um bom elenco se deixa estrear numa fase mais apagada do cinema, demonstrando desde logo que o filme tinha pouca confiança em si proprio. Em termos criticos percebeu.-se que o filme nao poderia ir muito longe com avaliaçoes demasiado diferentes o que nao permitiu uma recepção critica positiva. Restava o valor comercial do filme o que tendo em conta os intervenientes tambem me pareceu escasso.
Sobre o filme temos aqui um jogo de espioes ao mais alto nivel, num filme de longa duração, duro, com muito do seu teor implicito, mas um jogo do gato e do rato de impacto e de entertenimento interessante. A formula dos personagens serem abertos como bluff é algo patente ao longo do filme e permite criar o suspense relativamente ao lado de cada um e isso faz que um filme como este mantenha o espetador ligado ao ecra e isso e obviamente de valorizar.
Mas tambem nao se fica por aqui, sendo a sexualidade um tema dominante o filme explora-o com saber no filme quer implicitamente quer explicitamente e isso acaba por dar ao filme um caracter cru, na forma como as Sparrow eram trabalhadas para ser objetos com um sentido unico. E nisso o filme consegue dar essa ideia de uma forma dura mas eficaz.
Por tudo isto parece-me que nao sendo uma obra prima, longe disso este Red Sparrow e um bom filme de entertenimento que prende o espetador, que surpreende o telespetador, que nao tenta embelezar as coisas sendo negro e violento, e muitas vezes neste genero isto e o que diferencia um filme eficaz de um mau filme.
A historia fala de uma ex bailarina russa que aceita ser agente daquele pais numa missao que tenta descobrir uma toupeira nos serviços secretos russos.
Em termos de argumento o filme e eficaz, principalmente na forma direta com que as palavras sao ditas nos dialogos, e principalmente na intriga e o twist final, consegue deixar o espetador preso ao ecra, mesmo sem personagens de ponta.
Francis Lawrence e mais que qualquer coisa ainda um tarefeiro de hollywood, falta-lhe um filme que tenha a sua assinatura e este filme tambem acaba por ser eficaz mas sem brilho na realizaçao. Com os actores que ja trabalhou ja se pedia um filme mais vistoso.
No cast temos Lawrence num papel mais adulto, bem criado, se bem que me parece algo esteriotipado no exagero do sotaque russo. Ao seu lado muito pouco espaço para os secundarios ja que e acima de tudo um filme de personagem. Nao sendo dos melhores filmes de Lawrence e um dos mais corajosos e exigentes fisicamente.

O melhor - A sinceridade com que o bluff e feito pelas personagens.

O pior - Claro que são demasiadas voltas para ser vermosivel

Avaliação _ B

No comments: